Valve termina suporte do SteamVR ao MacOS
No dia 30 de abril a Valve publicou em uma pequena nota no fórum oficial do SteamVR que terminou o suporte oficial ao MacOS, mantendo apenas uma versão legado para compatibilidade com softwares já existentes. Indicando que desejam focar exclusivamente no suporte a Linux e Windows para sua plataforma de realidade virtual.
A decisão não surpreende entretanto, apenas 191 títulos dos mais de 5000 jogos de realidade virtual publicados na plataforma indicam suporte a MacOS na data desta publicação, indicando uma pequena correlação entre os cerca de 4% de computadores MacOS e os quase 2% usuários que possuem sistemas de realidade virtual de acordo com o Steam Hardware Survey. A grande maioria relegado a títulos que já possuíam suporte a MacOS e em alguma atualização receberam modos de compatibilidade com realidade virtual, nenhum dos grandes hits VR estão disponíveis para Mac, entre eles VRChat, Beat Saber, Lone Echo, Pavlov e Half-Life: Alyx.
O Valve Index nunca teve suporte oficial a Macs, apenas modelos conectados a placas de vídeo externas(eGPUs) e o novo MacPro possuem hardware suficiente para satisfazer os requerimentos mínimos do headset da Valve, ou ao menos conectores que sejam compatíveis já que adaptadores são notórios em causar problemas para sistemas de realidade virtual.
As plataformas concorrentes também demonstram pouco interesse no sistema operacional da Apple, o Oculus Rift não tem uma versão compatível desde o DevelopmentKit2, entre os modelos SteamVR, nem o novo Vive Cosmos, Pimax ou Windows Mixed Reality possuem software ou drivers compatíveis, fazendo com que o público da Apple que deseja mergulhar no mundo da realidade virtual, tenha que aguardar até o suposto headset standalone da maçã que deverá ser lançado em 2022.
Portanto pouco muda no cenário da realidade virtual no MacOS, já que seu suporte sempre foi deixado em segundo plano entre as principais plataformas de realidade virtual, e jogos sempre foram negligenciados pela própria Apple.